Conheça as nossas coberturas.

O que é um seguro?

O seguro nasceu no século XIV da necessidade de controlar o risco. Ao fazer um seguro, estamos a proteger o nosso património com um contrato no qual se paga um prémio (preço pago pelo seguro) para receber uma indemnização caso sofra um acidente ou um roubo, por exemplo. A intenção do segurado é obter uma protecção económica dos seus bens ou das pessoas que possam sofrer danos, comprometendo-se para tal, a pagar um prémio.
A seguradora cobra o prémio e fica obrigada a assumir o risco e a pagar a indemnização em caso de sinistro. Os seguros podem cobrir riscos relativos a bens materiais ou imateriais, créditos e outros direitos patrimoniais - os chamados seguros de danos. Podem igualmente cobrir riscos relativos à vida, saúde e à integridade física de uma pessoa - os seguros de pessoas.
Existem seguros individuais e seguros de grupo. Os seguros de empresa, podem ser pagos na totalidade pela entidade patronal ou suportados, em parte, pelo segurado.

Importância de ter seguro

O seguro é a forma mais eficaz de prevenir riscos, assumindo um papel importante na poupança, pois envolve a transferência do risco para uma seguradora. Com a adesão aos produtos de seguros, o tomador do seguro transfere a terceiros (seguradoras) a assunção do risco, em contrapartida do prémio de seguro. Além disso, tem garantia de qualidade, uma vez que a gestão de risco é feita por entidades especializadas, as seguradoras.
Se ficar insatisfeito com o seguro, pode sempre recorrer ao Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), que é a entidade de supervisão e fiscalização da actividade seguradora. Apesar dos seguros serem considerados como uma despesa, e em alguns casos alta, a verdade é que, em caso de necessidade podem ajudar a diminuir substancialmente o prejuízo, pelo menos financeiro, de determinada situação.

Tipos de Seguro

Seguro Nâo Vida

Seguro de Vida